UFU Saudável

Comitê orienta sobre procedimentos a adotar em caso de suspeita ou diagnóstico de covid

Proliferação de novas variantes aumenta os riscos de contágio pelo coronavírus; confira segunda versão da cartilha com o passo a passo do fluxo para notificações

Publicado em 30/12/2021 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vem reforçar a solicitação e o apoio da comunidade universitária para que todos os servidores, colaboradores e estudantes não deixem de notificar casos suspeitos e/ou sintomáticos da doença no âmbito da instituição - inclusive, quando ocorridos com familiares e pessoas que as quais houve contato próximo.

As notificações de casos e sintomas devem ser realizadas via formulário on-line - que também pode ser acessado pelo QR-Code abaixo. Para a validação do vínculo institucional do respondente, exige-se a utilização do e-mail @ufu.br e que ele tenha realizado a adesão à plataforma Microsoft Teams - veja tutorial no link disponível no final desta matéria.

"Qualquer sintoma que seja relacionado diretamente à covid-19 ou mesmo sintomas gripais devem ser notificados para que possamos ter ciência da situação e avaliar as condições de atividades presenciais nos devidos espaços físicos da nossa universidade”, explica o professor Armindo Quillici Neto, presidente do comitê. Ainda de acordo com ele, o processo vem sendo monitorado pelo Subcomitê de Vigilância e Epidemiologia da UFU. "Isso é muito importante para que possamos monitorar e auxiliar na quebra da cadeia de transmissão, na prevenção de surtos da doença e no retorno presencial seguro", sublinha, acrescentando que foi criado um e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas: vigilanciacovid@reito.ufu.br.

Confira, clicando na imagem abaixo, a segunda versão da cartilha informativa elaborada pelo comitê - atualizada em 18/01/2022: