UFU é classificada na edição 2022 do 'THE Young Universities'

Instituição aparece entre as 401+ melhores de Ensino Superior com idades iguais ou inferiores a 50 anos, dentre as de 74 países, ao redor do mundo

Publicado em 16/02/2022 às 15:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apareceu mais uma vez no Times Higher Educations (THE) Young Universities, que avalia as melhores universidades em nível mundial. Os resultados de 2022 foram divulgados na última terça-feira (15/02), e colocam a UFU na faixa "401+", dentre as 539 universidades avaliadas.

A UFU já apareceu nos resultados das avaliações anteriores e, neste ano, se classificou novamente no ranking, que leva em conta universidades com 50 anos ou menos de fundação, classificadas como "instituições jovens". Foram avaliadas diversas instituições de 74 países, ao redor do mundo.

Acesse o ranking completo

O que é avaliado

O THE Young University classifica as melhores universidades jovens do mundo, com base nos dados fornecidos pelos discentes, docentes, instituições, governos e indústria. O Times Higher Education é uma instituição que realiza várias métricas de comparativo de universidades, ao longo de todo o mundo. Dentre os rankings por ela publicados, existe o Young Universities, que usa as mesmas métricas do ranking principal, porém com os pesos recalculados para compatibilizar com a realidade das instituições analisadas.

São utilizados 13 indicadores de desempenho, que avaliam cinco grandes áreas, separadas em "Ensino" (Reputação, Razão entre Estudantes e Professores, Razão entre Acadêmicos com Doutorado e Bacharelado, Razão entre Acadêmicos com Doutorado Premiados e Equipe Acadêmica e Renda Institucional), "Pesquisa" (Reputação, Renda e Produtividade), "Citações" (Influência em Pesquisa), "Perspectiva Internacional" (Colaboração Internacional, Proporção de Estudantes Internacionais e Proporção de Acadêmicos Internacionais) e "Renda da Indústria".

Acesse a metodologia