07/10/2021 - 10:11 - Atualizado em 14/10/2021 - 15:32
UFU é classificada no ‘World University Rankings by Subject 2022’
Ranking avalia as melhores universidades em nível mundial e a UFU marcou presença nas áreas de ‘Engenharia’ e ‘Ciência da Computação’
Pedro de Paula

Arte: UFU/Divulgação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) obteve classificação entre as melhores universidades, em nível mundial, de acordo com o “World University Rankings by Subject 2022”. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (06/10) e, dentre as mais de 1.000 universidades contabilizadas em cada uma das duas áreas avaliadas, a UFU foi ranqueada em ambas, ficando na faixa de posição 801+ em "Ciência da Computação" e  na 801-1000º em “Engenharia”.

Arte: UFU/Divulgação

O “World University Rankings by Subject” é realizado pela Times Higher Education, que classifica as melhores universidades do mundo, com base nos dados fornecidos pelos discentes, docentes, instituições, governos e indústria, usando as mesmas métricas de seu ranking principal, o “World University Rankings 2022”, porém com os pesos recalculados para compatibilizar com a realidade da área classificada. Ao todo, são utilizados 13 indicadores de desempenho que avaliam cinco grandes áreas, separadas em "Ensino" (Reputação, Razão entre Estudantes e Professores, Razão entre Acadêmicos com Doutorado e Bacharelado, Razão entre Acadêmicos com Doutorado Premiados e Equipe Acadêmica e Renda Institucional), "Pesquisa" (Reputação, Renda e Produtividade), "Citações" (Influência em Pesquisa), "Perspectiva Internacional" (Colaboração Internacional, Proporção de Estudantes Internacionais e Proporção de Acadêmicos Internacionais) e "Renda da Indústria".