Videocast

Episódio 51 do 'UFUCast' tem como pauta o desenvolvimento sustentável

Importância da 'Agenda 2030' para o Brasil e o mundo é tema de debate do videocast da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 16/03/2023 às 18:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

Durante a transmissão realizada no último dia 9 de março, os jornalistas Matheus Minuncio e Sara Camelo conversaram com as professoras Carla Bonato Marcolin e Jaluza Borsatto, ambas da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) e integrantes da equipe do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A edição 51 do UFUCast foi sobre a conciliação do desenvolvimento e da sustentabilidade, os princípios da "Agenda 2030" e o que são os ODS.

Quando se fala sobre desenvolvimento sustentável logo vêm à mente questões ligadas à proteção do meio ambiente, como reflorestamento de áreas nativas, combate ao desmatamento, combate ao aquecimento global e investimento em fontes de energia limpa, ao invés de combustíveis fósseis etc. E isso tudo faz parte, mas desenvolvimento sustentável vai além. Não adianta pensar no eixo da proteção ambiental, deixando as pessoas para trás. São as duas coisas, caminhando juntas, que dão significado válido para a expressão "desenvolvimento sustentável".

Nesse sentido, a professora Jaluza Borsatto explica que a Organização das Nações Unidas (ONU) organizou um plano de ação global, em 2015, para buscar esse tipo de desenvolvimento em nível global, a Agenda 2030. “Esse documento foi assinado por mais de 190 países, assumindo o compromisso de não deixar ninguém para trás, visando à busca do desenvolvimento sustentável”, completa.

A professora Carla Marcolin destaca que é muito importante desvincular a ideia de que o desenvolvimento de forma sustentável é somente sobre o combate às emergências climáticas e o aquecimento global. “Se nós ficarmos pensando que só tem a ver com clima, vamos reflorestar e acabaram-se os problemas? Não! Temos que pensar também nos outros pilares, o econômico e o social”, destaca. Marcolin explica, ainda, que todos estamos envolvidos nisso, e que temos que ter um olhar macro, para comunidades carentes, organizações públicas e privadas. Desta forma, em uma agenda única, poderemos melhorar as 17 dimensões que a humanidade precisa avançar para que todos vivam melhor.

Os 17 ODS da ONU

Segundo a Organização das Nações Unidas, os ODS são “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.” Todos os 17 tópicos são interconectados, de forma que não seja possível avançar sem investir em todos os campos. Dessa forma, a ONU, em parceria com os países signatários, financia e auxilia para que todos consigam atingir as metas até o ano de 2030.

Agenda 2030 da ONU busca, em coordenação global, garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas de todo o mundo. (Fonte: ONU)

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.