Evento

Segundo dia do III Comunica Ciência marca encontro de pesquisadores com a sociedade

No total, 24 trabalhos foram apresentados durante as sete horas de ação no Terminal Central de Uberlândia

Publicado em 14/04/2023 às 15:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

O III Comunica Ciência trouxe para o público presente no primeiro dia do evento o questionamento Onde está a ciência?. No segundo dia, a mostra “A ciência está aqui” buscou responder a pergunta.

Organizado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), que conta com a Divisão de Divulgação Científica, o evento saiu dos muros da universidade, buscando encontrar os maiores beneficiados por cada pesquisa desenvolvida no campo acadêmico: a sociedade. O local escolhido para a mostra foi o Pratic Center, localizado no segundo piso do Terminal Central uberlandense. A estimativa é que cerca de 35 mil pessoas passem pelo shopping diariamente.

O local foi escolhido pensando em instigar a divulgação científica nos participantes do evento, que tem como objetivo a formação cidadã e compreensão pública da ciência. Assim, 24 pesquisadores, divididos em dois ambientes diferentes, apresentaram seus trabalhos para a população.

Durante as sete horas de mostra, a população se encantava com a solitária em um vidro, as pesquisas envolvendo áreas pouco colocadas como científicas, como a comunicação, linguística e artes cênicas, e viu experimentos envolvendo física. Também teve contato com a representatividade e história, a economia, a química, a biologia, agronomia, ecologia e muitas outras áreas.

Entre famílias, adolescentes, idosos e crianças, a ciência esteve ali. Entre passageiros e trabalhadores, foi mostrado que a ciência está em tudo e é para todos.

Confira, abaixo, algumas fotos!

Palavras-chave: III Comunica Ciência Divulgação Científica mostra pesquisas cientistas jornalistas