Pular para o conteúdo principal
Ciência e Cultura

Metade da comunidade acadêmica desconhece museus da UFU, aponta pesquisa

Em levantamento realizado pela Dicult, maioria sugere que divulgação deve ser ampliada para melhorar qualidade dos serviços

Por: Diélen Borges
Publicado em 12/02/2019 às 14:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

 

Museu de Minerais e Rochas é um dos mais conhecidos pelo público (Foto: Milton Santos)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) perguntou à sua comunidade interna no segundo semestre de 2018: “Você conhece os museus da universidade?”. Mais de mil pessoas - a maior parte formada por estudantes de 16 a 22 anos - responderam ao questionário, aplicado pela Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Dicult/Proexc).

 

 

O objetivo da pesquisa foi conhecer o quanto os professores, os técnicos e os estudantes da UFU têm o hábito de visitar museus e qual o impacto que os museus universitários exercem sobre a comunidade acadêmica. A Dicult planeja ainda fazer uma pesquisa semelhante com a sociedade em geral.

Foi constatado que metade do público pesquisado já visitou algum museu da UFU (50,4%) e metade nunca visitou (49,6%). Os mais visitados são o Museu Universitário de Arte (MUnA) (30,1%) e o Museu de Minerais e Rochas (29,7%).

 
 

Sobre como tiveram conhecimento da existência dos museus, os dados mais expressivos foram: 32,8% por meio de atividade vinculada a alguma disciplina de curso, 15,3% através de visitação escolar de algum familiar e 14,8% por meio do comentário de outros membros da comunidade acadêmica.

O público também foi questionado sobre o que poderia ser feito para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Para 57,2%, é preciso ampliar os meios de divulgação; 24,7% disseram que deveria haver mais cursos e atividades formativas e 18,1% indicaram a necessidade de novas formas de comunicação expositiva. Acesse aqui a pesquisa completa.

Como resposta aos resultados, a Dicult preparou um Guia de Museus, com informações sobre acervo, horário de visitação, endereço e outros dados sobre os cinco museus da UFU. A publicação será impressa e distribuída à comunidade acadêmica em 2019.

Também está sendo produzida uma série de vídeos, apresentando cada uma das unidades museológicas. O primeiro aborda o Sistema de Museus (Simu/UFU). Assista:

 

Em 2018, o portal de notícias Comunica UFU publicou uma série de reportagens apresentando os museus da universidade. Acesse http://comunica.ufu.br/noticias/ e selecione “Museus” na barra “Especiais”.

 

Palavras-chave: Museus Divulgação Científica

A11y