Publicado em 13/05/2022 às 18:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21
Skincare também é inovação e sustentabilidade! Alunas da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (FEQ/UFU) estão participando da semifinal internacional da 30ª edição do L’Oréal Brandstorm Contest. O trio competidor é composto pelas estudantes de graduação Maria Eduarda Reis, Ana Carolina Melo e Marina Castro.
O projeto é uma competição de inovação voltada para estudantes de graduação e pós-graduação do mundo todo. A iniciativa tem como objetivo convidar estudantes a propor uma estratégia de marketing para uma das marcas internacionais do grupo L’Oréal.
Neste concurso, os participantes podem aderir entre uma das três trilhas, sendo: inclusão, tecnologia e sustentabilidade - esta última, a categoria escolhida pelo trio. Ao longo da competição, os projetos selecionados são orientados por especialistas.
A estudante Maria Eduarda Ferreira dos Reis conta que a ideia central do grupo para a disputa é desenvolver algo realmente inovador. Para isto, as alunas pesquisaram lacunas no mercado em que a própria L’oreal não atuava. A partir disso, descobriram o nicho de mercado dos produtos de skincare em pó. “O intuito é lançar uma campanha a fim de promover uma beleza disruptiva e sustentável e que ajude a L’oreal a cumprir os objetivos que ela tem, como diminuir a pegada ambiental da empresa até 2030”, enfatiza.
A proposta de inovação, que está bem próxima da premiação, é uma linha de skincare em pó, com uma fórmula anidra; ou seja, não contém água em sua composição. Há também elementos e ingredientes da biodiversidade brasileira, principalmente, o juá - fruto que cresce na árvore juazeiro -, além de algumas argilas que só existem no Brasil. A linha de produtos é composta por cinco cleansings faciais e cinco máscaras. Cada produto é para um tipo de pele diferente.
Imagem: Reprodução/Internet
Reis explica que cada cleasing é composto da base do juá, planta saponificante - que gera espuma -, e tem propriedades adstringentes. Encontrada apenas na biodiversidade brasileira, a intenção das estudantes é agregar o ‘toque do Brasil’, trazendo em suas fabricações elementos da natureza. “A intenção é levar esses tipos de produtos para o público brasileiro e democratizar o acesso a eles. Junto a isso, educar a população brasileira em relação aos cuidados com a pele, já que muitos não possuem condição de ir ao dermatologista. Assim, agregamos todas essas ideias ao nosso produto”, afirma.
Pensando no sentido de sustentabilidade, o material em pó para skincare foi proposto com o intuito de reduzir o uso de água na produção dos produtos. Há possibilidade de aplicar apenas algumas gotinhas para ativá-los, com opções de substituir a água tradicional (H₂O) pela água de coco ou bruma facial, por exemplo. O consumidor poderá escolher.
Entusiasmada, a aluna da UFU diz que pretende alavancar a carreira em uma empresa de cosméticos. “As expectativas nesse momento são realmente aprender mais sobre a L’oreal, sustentabilidade, além de fazer networking com as pessoas que conheceremos neste concurso e, talvez, futuramente conseguir uma vaga de estágio ou trainee na empresa”, declara.
A premiação final é uma experiência de empreendedorismo na França, com todas as despesas pagas, para que o time ganhador possa desenvolver o projeto.
Como votar?
Para avançar até a final internacional e, assim, representar o Brasil e a UFU, a ideia do grupo precisa ser uma das mais votadas, entre as outras de diferentes países. Curtiu a temática e quer ajudar na votação do projeto? Basta seguir os seguintes passos:
Lembrando que a votação está chegando ao fim e se encerra neste domingo (15/05).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: UFU inovação competição skincare Brandstorm engenhariaquímica FEQ
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS