Pular para o conteúdo principal
Reconhecimento

Projetos da UFU são premiados por sua defesa dos Direitos Humanos

Duas docentes da Universidade Federal de Uberlândia foram homenageadas pelas ações na Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e na Cátedra Sérgio Vieira de Melo

Publicado em 19/12/2023 às 16:16 - Atualizado em 04/01/2024 às 15:04

Imagem: Freepik

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social realizou a cerimônia de encerramento da "XIV Semana de Direitos Humanos" no estado de Minas Gerais, cujo tema central foi "Nós Conectados - Construindo o Amanhã Desejado". Dentre as homenageadas pela participação em projetos que defendem os direitos humanos, duas professoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Márcia Leonora Santos Regis Orlandini, da Faculdade de Direito (Fadir), e Marrielle Maia Alves Ferreira, do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI).

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e a Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Cete) foram os projetos por elas representados e que foram premiados. A CSVM é uma iniciativa da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur/ONU) que busca atender imigrantes e refugiados, auxiliando na integração dessas pessoas à sociedade brasileira, bem como na garantia de seus direitos. A parceria da Cátedra com a UFU se deu no ano de 2020, durante um aumento na população de refugiados na cidade de Uberlândia. 

Já a Cete, criada no ano de 2021, atua auxiliando pessoas resgatadas de condições de trabalho escravo, prestando atendimento jurídico, social, médico, psicológico e odontológico, integrando estudantes e profissionais de diversas áreas no atendimento a essa população. 

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. É o que afirma o 1° artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Cátedra Sérgio Vieira de Mello e a Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo buscam tornar isso realidade, por meio de seu trabalho junto à UFU. Uma recente concretização desse objetivo é a criação do 1° Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátridas e Retornados de Minas Gerais, que ainda será lançado, tornando possível um futuro mais igualitário, seguro e livre para todos. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Veja também:

 

Palavras-chave: Cátedra Sérgio Vieira de Mello CETE ONU

A11y