Ciência ao Pé do Ouvido

Museu, diversão, arte e divulgação científica: é possível aliar?

Episódio #47 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido fala sobre museus universitários

Publicado em 17/05/2022 às 16:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Episódio está disponível nas principais plataformas de podcast. (Arte: Ludimila de Castro)

“O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro”. Assim se posiciona o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nesta 20ª Semana Nacional dos Museus, cuja celebração se estende até o próximo domingo (22/05).

Mas será que, ao falarmos em Poder dos Museus, tema da Semana neste ano, podemos incluir, entre elas, as ações de divulgação científica? E mais: será que os museus universitários, cuja prática é associada com o ensino, a pesquisa e a extensão, têm mais proximidade com esse tipo de ação? Seriam os museus universitários espaços de divulgação científica?

Esse é o tema do 47º episódio do Ciência ao Pé do Ouvido, o podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Quem discorre sobre o assunto, em entrevista, é a professora do Instituto de Física (Infis), além de fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) da UFU, Sílvia Martins dos Santos.

No episódio, a pesquisadora comenta sobre as possibilidades e os desafios que os museus universitários têm, hoje, para fazer divulgação científica, e apresenta o Museu Dica como um desses espaços. O episódio foi publicado nesta terça-feira (17/5) pela Divisão de Divulgação Científica da UFU e está disponível no Anchor, no Spotify, no Google Podcasts, no Deezer e em outras plataformas de hospedagem de áudio.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Museus Divulgação Científica