Ciência ao Pé do Ouvido

Série Mulheres e Meninas na Ciência vira episódio do 'Ciência ao Pé do Ouvido'

Depois de seis semanas de publicação, equipe da Divisão de Divulgação Científica da UFU reuniu as respostas das entrevistas no programa #73

Publicado em 21/03/2023 às 15:54 - Atualizado em 13/12/2023 às 11:57

Arte: Mateus Freitas

Convido você a já começar esse episódio fazendo um teste: abra a página de um buscador e escreva “cientista no Brasil”. Clique no primeiro site e conte quantas mulheres são citadas. Provavelmente, elas são a minoria da lista.

Entre 10 de fevereiro e 17 de março de 2023, a editoria de Ciência do Portal Comunica publicou seis matérias da série “Mulheres e Meninas na Ciência”. A ideia era trazer histórias de pesquisadoras vinculadas à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), abordando suas vivências, seus contatos com a Ciência e seus pensamentos sobre o futuro das cientistas no Brasil e no mundo.

Durante o processo, cada jornalista e estagiário responsável pelo texto fez uma série de perguntas iguais para as entrevistadas. As respostas de Maria Fernanda, Thamylle Magalhães, Giovanna Abelha, Aleska Trindade, Graciele Sousa e Eloisa Ferro foram reunidas no episódio #73 do "Ciência ao Pé do Ouvido". A proposta é levantar o debate sobre as mulheres e meninas que desenvolvem pesquisas e são, na maioria das vezes, invisibilizadas e desencorajadas a entrar na área.

Dessa forma, o episódio "Mulheres e Meninas na Ciência" surgiu como uma forma de refletir sobre elas no mundo da pesquisa. Ouça o podcast no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public ou Spotify for Podcasters.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Mulheres e Meninas na Ciência Série Mulheres e Meninas na Ciência Série Mulheres e Meninas na Ciência