Ciência

Coluna de fevereiro tem 100ª tese, e-book de mulheres e novos canais de divulgação científica da UFU

Confira as notícias envolvendo o trabalho de pesquisadores no último mês

Publicado em 28/02/2020 às 17:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Defesa número 100

Renata Aparecida Gonçalves da Silva defendeu sua tese no Campus Pontal (Foto: Regina Massako Takeuchi)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPQUI) comemorou a defesa da sua 100ª tese de doutorado. No dia 30 de janeiro, no Campus Pontal, foi realizada a banca examinadora da então candidata (agora doutora!) Renata Aparecida Gonçalves da Silva. A tese, intitulada "Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série", foi orientada pelo professor Anizio Marcio Faria. Em breve, a pesquisa estará disponível no Repositório Institucional. O PPQUI tem 22 anos e há 12 foi criado o curso de doutorado.

Mulher faz ciência

Clique na imagem para abrir o e-book (Foto: Divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou o segundo volume do e-book "Mulher faz Ciência", com histórias de dez cientistas brasileiras promissoras e veteranas: Alessandra Abe Pacini, Anna Luísa Beserra, Ana Paula Castro de Paula Nunes, Camille Etiene Rodrigues Teixeira, Celina Turchi, Glaura Goulart Silva, Jane Beltrão, Juliana Estradioto, Luisa Massarani e Maria Zaira Turchi. A obra foi lançada no dia 11 de fevereiro, em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O e-book está disponível gratuitamente na página Minas faz Ciência.

Egresso

Curso As Congadas No Brasil: Histórias, Memórias, Simbologias e Rituais acontece em São Paulo (Foto: Divulgação)

O pesquisador Jeremias Brasileiro, doutor em História pela UFU (falamos da tese dele aqui), vai ministrar, em São Paulo, o curso As Congadas No Brasil: Histórias, Memórias, Simbologias e Rituais. As aulas acontecem nos dias 26 e 27 de março, das 14h às 17h, no Sesc São Paulo. Na noite de 27 de março, às 19h, Brasileiro fará o lançamento do livro Ler imagens, contar histórias. As inscrições já estão abertas (para mais informações, clique nos nomes das atividades).

Jornalistas & cientistas

Equipe da Agência Bori (Foto: Marcelo Justo/ Agência Bori)

A jornalista Sabine Righetti e a biomédica Ana Paula Morales lançaram, no dia 12 de fevereiro, a agência Bori, que tem como objetivo conectar jornalistas e cientistas. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Serrapilheira. Os produtores de conteúdo e os cientistas podem se cadastrar no site abori.com.br para fazer parte desse rede de divulgação científica.

Leia Cientistas

Os textos devem ser produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes vinculados à UFU (foto: Marco Cavalcanti)

Você é pesquisador e gostaria de divulgar seus estudos? Então, também pode publicar seus próprios textos no portal Comunica UFU. A seção Leia Cientistas será lançada no dia 18 de março como um espaço reservado para a publicação de textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da UFU. Mais informações: comunica.ufu.br/node/14829.

Clique na imagem para ouvir o podcast no Spotify

A Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação da UFU lançou, no dia 11 de fevereiro, o podcast “Ciência ao pé do ouvido”. Com episódios temáticos e mensais, o objetivo do programa é aproximar a comunidade externa dos temas relacionados aos conhecimentos e acontecimentos científicos. O primeiro episódio foi sobre Coronavírus (ouça gratuitamente no Anchor, no Spotify e em outros agregadores de podcasts). O segundo episódio será lançado no dia 3 de março.

Jornalismo científico

Confira algumas reportagens sobre pesquisas científicas publicadas no Comunica UFU em fevereiro:

Cientistas da UFU e do Canadá propõem diagnóstico do coronavírus pela saliva

Jogo criado na UFU facilita o ensino de Matemática

Popularização da ciência é tema de palestra

Estudante oferece capacitação profissional ao público negro LGBT+ na UFU

Estudante propõe redesign de livros de poetisas feministas

Pesquisa sobre inveja recebe prêmio Unilever na Holanda

Coronavírus em pauta na UFU

Exoesqueleto mineiro

Professora da UFU publica estudo inédito sobre políticas públicas para imigrantes

O que as raposas comem? Galinhas são mesmo o prato preferido?

Veja ainda as pesquisas da UFU que foram divulgadas em outros veículos de comunicação no último mês:

Estado de Minas

Câncer de ovário: pesquisadora mineira pode revolucionar tratamento da doença

TV Vitoriosa

Professora da UFU desenvolve novo tratamento para câncer de ovário durante doutorado

TV Paranaíba

Inovação na Engenharia Mecânica da UFU

Diário de Uberlândia

Livro-reportagem traz relatos de soropositivos

Metro Jornal

Brasileira desenvolve novo tratamento para câncer de ovário

JM Online

Pesquisa da UFU revela verdadeira relação entre raposas e galinhas

Qual a influência da inveja nas decisões das pessoas?

Minas Faz Ciência

Galinhas são realmente o alimento preferido das raposas?

Fapemig

Pernas do futuro: conheça o exoesqueleto mineiro

As galinhas são realmente o alimento preferido das raposas?

EBC

Pesquisadora investiga a relação entre memória e emoção durante processo de leitura

Hoje em Dia

Exoesqueleto mineiro: aparelho a baixo custo visa a atender paraplégicos