Pular para o conteúdo principal
Retrospectiva

Carta ao Leitor

2023 foi um ano histórico para a Comunicação da UFU

Publicado em 22/12/2023 às 14:31 - Atualizado em 04/01/2024 às 15:02

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

Comecei a escrever Cartas ao Leitor neste portal em 2020, um dos anos mais desafiadores das nossas vidas, quando fomos surpreendidos pela pandemia de covid-19. Em certas ocasiões, o destino se assemelha a uma pequena tempestade de areia, cujo curso sempre se altera", conforme relatou o escritor Murakami. Atravessamos a tempestade - violenta, metafísica e simbólica. Aqui chegamos. Transformados. Três anos depois, apesar das dificuldades, temos motivos para celebrar os avanços obtidos pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

A principal conquista é histórica: a criação da Política de Comunicação da UFU. Agora, a universidade faz parte do seleto grupo de 23,5% das instituições federais de ensino superior que contam com um documento, uma espécie de bússola, para nortear as equipes atuais e as que virão a trilhar os princípios gerais da administração pública. A Política de Comunicação foi formulada a partir de debates realizados pelos profissionais e estudantes entre os meses de maio e setembro de 2022 e tem a missão de zelar pela identidade institucional e fortalecer a interação entre os públicos. O processo de desenvolvimento e implantação da política está descrito em artigo apresentado no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).

Este novo passo exigiu outras mudanças. Foram aprovados ainda a Política Editorial e o Regimento Interno. Em 2023, a Dirco organizou-se em setores: Divisão Administrativa, Divisão de Design e Publicidade, Divisão de Divulgação Científica (a filha mais velha, nascida em 2018) e Divisão de Divulgação Institucional e Atendimento à Imprensa. Em junho, chegou o Setor de Recepção e Organização de Eventos (Seroe). Transferido do Gabinete do Reitor, o Seroe organiza e realiza cerimônias oficiais protocolares, como colações de grau e entrega de títulos honoríficos, além de oferecer consultoria e apoio à comunidade acadêmica na preparação de eventos internos. 

Em 2023, o Portal Comunica UFU ficou de cara nova. A reformulação do site é resultado da parceria entre a Dirco e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Em agosto, foram apresentados novos design e conteúdos, sem perder a tradição e o compromisso com a informação e com a comunidade. A porta de entrada da UFU no ambiente digital está mais funcional e visualmente mais atrativa. As imagens, os vídeos e os podcasts têm mais destaque. Outra novidade é o vínculo das reportagens à agenda global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Prestes a completar 10 anos, o Comunica UFU demonstra relevância também pelo número de acessos. Neste ano - de janeiro a novembro - o site recebeu mais de 1,8 milhão de visualizações. 

Parceria é a palavra-chave para compreender o crescimento das nossas ações. A expansão da Dirco tem como alicerces principais o apoio de gestores que acreditaram em nossos projetos e a construção coletiva de propostas apresentadas por nossas equipes. Durante a travessia, conhecemos pessoas que também são encantadas por processos comunicacionais. Em fevereiro, foi assinado o Acordo de Cooperação entre a UFU e a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de contribuir na formação educacional da população brasileira. Dessa forma, as instituições podem colaborar para o intercâmbio de conteúdo, metodologias e iniciativas de natureza educativa e cultural. 

O material produzido passou a ser divulgado tanto nos canais oficiais de comunicação da UFU quanto no Futura, o canal educativo da fundação. Um dos frutos desse acordo é a campanha de educação antirracista “Reconhecer e Reparar”, na qual o jornalista Leonne Gabriel apresenta diferentes ângulos da questão racial no Brasil e no mundo, explicando em vídeos curtos temas como branquitude e racismo estrutural. Participamos, ainda, do programa "Alô, Comunidade". Na semana de estreia, que contou com reportagem especial sobre a UFU, foram alcançadas 12,5 milhões de pessoas. O programa é hoje o segundo mais assistido do Canal Futura, com 24.100 pessoas por minuto, segundo o Ibope.

Para celebrar os 45 anos de federalização da universidade, contamos com o apoio da Agência Conexões, vinculada ao curso de Jornalismo da UFU e coordenada pela jornalista e professora Ana Cristina Spannenberg. Com uma sequência de 11 reportagens, a Conexões abriu nossa série #ESPECIALUFU45. As pautas tiveram como foco “#UFURESISTE – Seis anos de Teto de Gastos”. 

O curso de Jornalismo também nos estendeu as mãos (muitas) na realização do III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas, com a participação de monitores e a presença maciça de estudantes e professores em nossos debates. Também renovamos a parceria entre a coordenação do curso e a Dirco para a quarta edição do "Projeto UFocas". A iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços de formação prática dos discentes de Jornalismo regularmente matriculados entre os 2° e 6° períodos.

As ações de comunicação, sempre resultados de construções coletivas, estão refletidas em números. Nossas redes sociais oficiais têm, juntas, quase 230 mil seguidores. O crescimento em 2023, em comparação com 2022, foi de 10,23%. Esperamos que, em 2024, nosso diálogo se fortaleça e que as sementes plantadas possam germinar. Afinal, depois que atravessamos a tempestade, nem todos somos os mesmos de quando nela entramos.

 

Palavras-chave: retrospectiva Carta ao Leitor Comunicação UFU Diretoria de Comunicação Social

A11y