Assistência Estudantil

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil retoma o ‘Projeto Proae Itinerante’ e lança o ‘Guia Viver na UFU’

Projeto de esclarecimento de dúvidas e guia de orientação são iniciativas que fazem parte da campanha ‘Viver na UFU’ e visam a facilitar a trajetória dos estudantes na vida acadêmica

Publicado em 07/12/2021 às 16:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Campanha ‘Viver na UFU’ traz uma série de informações referentes às estruturas, ações e atividades que potencializam a vida universitária da comunidade estudantil. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) atua em dez áreas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que são: “moradia estudantil”, “alimentação”, “transporte”, “atenção à saúde”, “inclusão digital”, “cultura”, “esporte”, “creche”, “apoio pedagógico” e “acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação”, além de promover o combate às discriminações. Com o objetivo de tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos, em vista do início do semestre letivo 2021/1, no final de novembro, foi retomado o “Projeto Proae Itinerante” e houve a elaboração do “Guia Viver na UFU”, que fazem parte da campanha “Viver na UFU”.

Além do foco informativo, o ‘Projeto Proae Itinerante’ busca a integração por meio da aproximação com as coordenações, colegiados, conselhos, entidades estudantis e outros espaços institucionais da UFU. (Arte: Proae/UFU)

Lançado no dia 12 de julho deste ano, o “Projeto Proae Itinerante” promove esclarecimentos de forma “leve, dinâmica e objetiva” sobre a assistência estudantil na UFU, por meio de um encontro virtual previamente agendado. Os alunos ou servidores, que fazem parte de uma entidade estudantil, podem preencher um formulário eletrônico para escolher a melhor disponibilidade de dia e horário para o agendamento e, dessa forma, sanar quaisquer dúvidas existentes sobre os tipos de auxílios, normas, editais e ações previstas nas áreas de atuação.

No mesmo sentido, o “Guia Viver Na UFU”  visa a dar apoio e promover uma melhor adaptação na universidade: “Entendemos que, nesse contexto, a universidade necessita ampliar sempre seu olhar para as ações afirmativas, de inclusão social e de conhecimento, estreitamento e diagnóstico sobre a comunidade estudantil no contexto universitário, que apresenta outras tipologias de demandas que podem contribuir para garantir a permanência e sua formação, por meio da melhoria do desempenho acadêmico e qualidade de vida dos(as) nossos(as) estudantes”, declarou Valder Steffen Júnior, o reitor da UFU.

‘Guia Viver Na UFU’ traz informações sobre a organização da UFU, comunidade acadêmica, ensino remoto, app da UFU, covid-19 e explica detalhadamente cada área de atuação, benefícios, ações e serviços da Proae. (Arte: Proae/UFU)

A estrutura organizacional da Proae está dividida em: Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase), Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), Divisão de Restaurantes Universitários (Divru), Divisão de Saúde (Disau) e Divisão da Moradia Estudantil (Divme). Para mais informações, é possível entrar em contato via canais de comunicação oficiais da Proae: Instagram, Facebook, Telegram e/ou e-mail: proae@proae.ufu.br.