Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

Neab

imagem de monallysa.cardoso@ufu.br

Neab/UFU comemora 15 anos com ações e conquistas desde sua implementação

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (Neab/UFU) comemora 15 anos em 2021. Como forma de celebrar esta data, juntamente ao "Mês da Consciência Negra", o portal Comunica UFU publica esta reportagem especial, em que apresenta, desde a criação, o desenvolvimento e as conquistas do Neab e seu órgão instituído em 2020, a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afro-raciais (Diepafro), até perspectivas de ações, causas e lutas discutidas dentro e fora da universidade.

 

Processo de criação do Neab

imagem de fabiano@ufu.br

´Contra o racismo e pelo respeito às culturas de matrizes africanas` é tema do Mês da Igualdade na UFU

Durante todo o mês de novembro, os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão receber diversas ações com o objetivo discutir as questões ligadas à promoção de igualdade racial e relações étnico-raciais e, principalmente, sobre o combate ao racismo na sociedade e no ambiente universitário. A campanha tem o tema “Mês da Igualdade: contra o racismo e pelo respeito às culturas de matrizes africanas" e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae).

imagem de genivandivino@ufu.br

Diepafro abre inscrições para bolsistas de extensão

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) está com inscrições abertas para ocupação de duas bolsas de extensão destinadas a alunos regularmente matriculados na graduação que atuarão junto à Diretoria de Estudos e Pesquisas Afro-raciais (Diepafro), sendo uma para estudante que tenha ingressado na UFU pela reserva de vagas e outra para candidato de ampla concorrência autodeclarado negro.

imagem de fabiano@ufu.br

Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) abra vaga para bolsista de extensão

 

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe, de 16 a 24 de março de 2020, inscrições para vaga de bolsista de extensão para atuar junto ao Programa Ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFU. Durante o desenvolvimento de atividades o estudante selecionado terá a oportunidade de ampliar os conhecimentos na temática étnico-racial na prática do discente.

 

imagem de lucasribeirous@ufu.br

NEAB divulga edital de bolsa para estudantes negros(as)

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) abre edital de bolsa de extensão para estudantes negros e/ou cotistas. A vaga exige disponibilidade de 20 horas e o que o aluno esteja regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. A duração da bolsa de extensão é de 6 meses, podendo ser renovada, de acordo com a avaliação de desempenho do bolsista, por até 24 meses.

imagem de elainycarmona@ufu.br

Grupo de estudos sobre violência institucional promove encontro no Campus Santa Mônica

Na quarta-feira, 28 de novembro, acontece o próximo encontro do Grupo de Estudos sobre Violência Institucional (GREVI), ligado ao  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/ UFU). A atividade acontece a partir das 16h, na sala 103 do bloco 3D, no Campus Santa Mônica da UFU e é aberta a toda comunidade acadêmica.

Páginas

Subscrever RSS - Neab

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal