Equipe do 'UFUCast' recebe visita de servidores do IFTM

Encontro abordou parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro para fortalecimento da comunicação do ensino público federal

Publicado em 13/05/2022 às 16:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Reunião apresentou os bastidores do projeto 'UFUCast'. (Foto: Milton Santos)

A tarde do dia 12 de maio foi marcada por um encontro descontraído e produtivo entre os idealizadores do videocast "UFUCast" e representantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Udicentro. O encontro marcou o início de uma parceria entre a Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) e o instituto federal, para o fortalecimento da comunicação na educação pública federal.

Idealizado pela Dirco, com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), o "UFUCast" tem como objetivo mostrar a universidade para além dos seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas. Interessados pela ideia, o jornalista do IFTM, Guilherme Brasil, e o técnico em audiovisual do IFTM, Cristiano Santos, visitaram a Dirco para conversar com os responsáveis pelo videocast e conhecer os bastidores da produção.

“A gente está começando um projeto de comunicação no qual agregamos a participação dos estudantes. Então, nosso primeiro intuito foi aprender com a equipe da UFU como o trabalho é realizado. Outro ponto interessante é saber de que forma a gente pode colaborar com a UFU. Nada melhor do que estreitar as relações para conseguirmos fazer pautas em conjunto e, dessa forma, divulgar a educação pública”, destaca Guilherme Brasil.

A jornalista da UFU Jussara Coelho, apresentadora e uma das idealizadoras do "UFUCast", destaca a importância de parceria entre as instituições de ensino. “É importante para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão no Triângulo Mineiro. Além de incentivar que outras instituições públicas trabalhem em conjunto em busca de prestar o melhor serviço para a sociedade. Sobre o 'UFUCast' se tornar referência, só tenho a agradecer à Diretoria de Comunicação e demais gestores por acreditarem no projeto, tornando-o viável”, enfatiza.

O 'UFUCast' vai ao ar todas as terças-feiras, às 14h, no Canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast.

Além do 'UFUCast', os representantes do IFTM puderam conhecer mais sobre a Rede de Divulgadores da Ciência da UFU, uma iniciativa da Divisão de Divulgação Científica, vinculada à Dirco, e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), que tem com intuito fortalecer as iniciativas de divulgação científica existentes na UFU, por meio do contato de integrantes da comunidade acadêmica que já atuam nesse sentido, buscando fazer parcerias e apresentar novos projetos.

O encontro contou com a participação da diretora de Comunicação da UFU, Renata Neiva; da diretora da RTU, Gislaine Martins; da jornalista da UFU e idealizadora do 'UFUCast', Jussara Coelho; do publicitário da UFU e também idealizador do 'UFUCast', João Ricardo Oliveira; do estagiário em design da Dirco e ex-aluno do IFTM, Gabriel Rodrigues; do jornalista do IFTM, Guilherme Brasil; e do técnico em audiovisual do IFTM, Cristiano Santos.

Servidores do IFTM conheceram o estúdio do 'UFUCast'. (Foto: Renata Neiva)

Parceira entre Dirco/UFU e IFTM visa fortalecer o ensino público. (Foto: Cíntia Sousa)

>>> Para saber mais sobre o ‘UFUCast’, confira as notícias:

Palavras-chave: ufucast Comunicação iftm Dirco UFU