Jogos

Toca para mim e corre para o abraço

Saiba um pouco mais sobre o futebol, uma das modalidades a ser disputada na Olimpíada Universitária UFU 2022

Publicado em 06/10/2022 às 12:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Faltam poucos dias para a Olimpíada Universitária UFU 2022 e é claro que o futebol, o esporte que é símbolo nacional, não estaria de fora deste evento. O início dos jogos está marcado para a próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, com a tradicional abertura organizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já as disputas esportivas começam no dia seguinte, sábado. No caso do futebol, todas as partidas irão acontecer no Campus Educação Física.

Comemoração da equipe da A.A.A. Computação UFU na partida final do Intercomp. (Foto: Arquivo pessoal/Giovanni Rodrigues/Organização Intercomp)

Para esta modalidade, que só tem a categoria masculina, 18 Associações Atléticas Acadêmicas (A.A.A.) se inscreveram. São elas: Agrárias, Aplicada, Artes, Biológicas, Computação, Direito, Educa, Engenharias e Biotecnologia, Engenharia do Pontal, Engenharia de Uberlândia, Exatas, Exumadas, Fisioterapia, Humanas, Marcel Resende Davi (Medicina), Moca, Monetária e Márcio Teixeira (Odonto). Somente as atléticas Biologia do Pontal e Psicologia não inscreveram equipe para o futebol.

A atual campeã da modalidade é a A.A.A. Marcel Resende Davi (Medicina), que ergueu a taça após derrotar a A.A.A. Educa. O terceiro lugar da edição de 2019 ficou com a A.A.A. Engenharias de Uberlândia. Mas, para este ano, quem vem embalado para mudar as configurações desse pódio é a A.A.A. Computação. A equipe já conquistou uma medalha de ouro com seu time de futebol este ano na disputa do Intercomp, que aconteceu entre os dias 16 a 19 de junho na cidade de Avaré, no interior de São Paulo.

Wigor Lau de Oliveira, diretor de Esportes da Computação, fala um pouco sobre como foi participar dessa competição preparatória: “A gente foi para o Intercomp para tentar pontuar pelo menos entre os cinco grandes, porque lá tem a USP, tem o pessoal da Unicamp e a gente viajou com poucos atletas. A gente pensou em chegar lá e pelo menos tentar uma quartas de final, semifinal, ficar ali entre terceiro e quarto lugar no futebol de campo, mas chegamos e destruímos. Não deu para nínguem.”

Além do empenho em buscar o pódio no futebol de campo, a Computação também vai para a Olimpíada UFU na busca por uma posição entre os cinco campeões gerais. (Foto: arquivo pessoal/Giovanni Rodrigues/Organização Intercomp)

Agora, com a chavinha virada para a Olimpíada UFU, Giovanni Rodrigues, presidente da Computação, comenta a respeito das expectativas para os jogos: “A gente sabe que a competitividade [na Olimpíada UFU] é muito grande, ainda mais por questão da quantidade de esportes que a gente tem, no masculino e no feminino. Então, do mesmo jeito que foi para o Intercomp a questão da troca de geração, a gente tem para a Olimpíada também, só que estamos treinando forte para poder levar tudo.” Wigor Lau complementa o colega afirmando que a atlética vai em busca de terminar a competição entre os cinco campeões gerais.

O futebol é o tema do décimo primeiro episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU - que acabou de sair no nosso Instagram! O grande dia é logo ali! Vem, 14 de outubro!