Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

74ª Reunião Anual da SBPC está na Coluna de Ciência

Documentário, e-book e outras informações são destaques de janeiro

Publicado em 30/12/2021 às 16:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

SBPC

Estão abertas as inscrições para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado de 24 a 30 de julho de 2022 de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina.

No ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, o tema abordado é “Ciência, independência e soberania nacional”. Saiba mais sobre inscrição e submissão de trabalhos no site do evento.

 

Documentário

'Educação na pandemia – retratos futuros' mostra diferentes realidades presenciadas por professores (imagem: reprodução/YouTube)

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) lançou, no fim de dezembro, o documentário “Educação na pandemia – retratos futuros”, que mostra diferentes realidades presenciadas por professores ao longo da pandemia de covid-19. 

O filme traz para o debate público uma reflexão sobre as desigualdades que se acentuaram, os reflexos na educação, bem como a falta de compromisso e de investimento do Estado para mitigar os danos.

A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação.

 

Covid-19

Está disponível para download o e-book  “Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a COVID-19”. A publicação reúne textos de divulgação científica sobre a covid-19 elaborados por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) durante a evolução da pandemia entre março de 2020 e abril de 2021.

 

Influenciadores

Um estudo realizado pelo Science Pulse, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), identificou os cientistas, especialistas e organizações científicas mais influentes na conversa sobre a covid-19 no Twitter em 2021.

Conforme o relatório, divulgado no dia 16 de dezembro, Átila Iamarino (divulgador científico) e a Agência Fiocruz foram, respectivamente, o perfil e a instituição que mais se destacaram entre os 10 principais influentes.

Além dos pesquisadores e das instituições brasileiras, o trabalho, que contou com o apoio do Instituto Serrapilheira e apoio do International Center for Journalists (ICFJ), também mostra quem se destacou na comunidade global de cientistas.

 

Participe de uma pesquisa

“A representação midiática do terrorismo: uma abordagem psicossocial sobre a percepção da realidade no ocidente pós-11 de Setembro” é o tema de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento na Universidade de São Paulo (USP) e que está em fase de coleta de dados.O estudo de Lilian Sanches, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Trabalho, se propõe a investigar a influência da representação midiática do terrorismo na percepção da realidade e formação de estereótipos.O questionário é para obtenção de dados em todos os estados brasileiros. O pré-requisito para participar é ter, pelo menos, 18 anos de idade.

 

Participe de uma pesquisa 2

Outra pesquisa, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), está avaliando a influência de práticas meditativas sobre parâmetros de imagem corporal, bem como comportamento alimentar, estado nutricional e ansiedade/sono no período da pandemia da covid-19 em diferentes regiões do Brasil. 

O estudo também avalia a influência da obesidade sobre esse processo e da interação obesidade X covid. O trabalho faz parte do projeto "Nutrir seu Ser", sob coordenação da docente Patrícia Borges Botelho. Podem responder ao questionário qualquer pessoa acima de 20 anos de idade (não necessariamente que pratique meditação e/ou que tenha tido covid-19).

 

Podcast

Ouça o podcast Ciência ao Pé do Ouvido! Lançado pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 11/02/2020, o objetivo do programa é aproximar a comunidade externa dos temas relacionados aos conhecimentos e acontecimentos científicos, por meio de uma linguagem acessível.

Você gostaria de tirar alguma dúvida com um cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Mande áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, SPOTIFY, APPLE PODCASTS, AMAZON ou em outros aplicativos de podcast. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

 

Jornalismo Científico

Saiba quais foram as reportagens da editoria de Ciência publicadas no portal Comunica UFU em dezembro:

 

63 pesquisadores da UFU são classificados no resultado preliminar de bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Pesquisadores da UFU são classificados no resultado preliminar de bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq

UFU e UFTM lançam Jornal das GeoCiências do Triângulo Mineiro

Criação de rãs da UFU é referência nacional

Cintesp.Br/UFU faz doação de calhas para iniciação esportiva na bocha paralímpica

A imprensa voltada para o público infantil no Brasil e na França

Retrospectiva 2021: o ano da UFU na ciência

UFU convida mulheres com perda urinária a participarem de pesquisa que pode beneficiar a musculatura pélvica

Exames de rotina podem antecipar diagnóstico de doenças oportunistas em casos de HIV, diz estudo da UFU

Confira como foi a participação da UFU na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

UFU é a 18ª federal em ranking de universidades empreendedoras

Projeto de inovação da UFU se classifica em programa da Fapemig

Cintesp.Br, vinculado à UFU, participa da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Reitor da UFU participa de mesa sobre pesquisa e inovação

 

Leia Cientistas

A seção Leia Cientistas é um espaço para os próprios pesquisadores divulgarem suas pesquisas. Docentes, estudantes ou técnicos administrativos da universidade podem enviar textos com linguagem simples para publicação no portal Comunica UFU.Confira os textos que foram publicados em dezembro:

Natal, Réveillon e samba

Coronacrise: como o crédito bancário foi afetado em Uberlândia?

 

Imprensa

Conheça algumas reportagens publicadas em dezembro pela imprensa sobre pesquisas desenvolvidas na UFU ou com a participação de cientistas da universidade:

 

Vivian Alonso Goulart coordena projeto de pesquisa para o desenvolvimento de exame de próstata pelo sangue (imagem: reprodução/TV Paranaíba)

TV PARANAÍBA

UFU desenvolve teste com sangue para diagnóstico de câncer de próstata

 

G1

'Como é viver com o HIV atualmente?': soropositivo e especialistas respondem essa e outras perguntas neste Dezembro Vermelho em Uberlândia

Covid-19: segundo estudo do Cepes-UFU sobre impacto da pandemia aponta aumento de desligamentos por mortes e alta inflação em Uberlândia

UFU convoca mulheres com perda urinária a participarem de pesquisa

Inflação de novembro em Uberlândia é de 0,37% impulsionada pelo preço do combustível

Receita Federal transforma receptores de TV pirata em minicomputadores e faz doação para escolas do Sul de MG

Projeto da UFU se classifica em programa da Fapemig de inovaçãoDIÁRIO DE UBERL NDIA

UFU realiza Feirinha Solidária para comemorações de fim de ano

Hemocentro faz ação para evitar baixa em estoques de sangue no fim do ano

Com alta de 4,25% em novembro, gasolina puxa inflação em Uberlândia

Coronavírus vitimou mais homens do que mulheres em Uberlândia

Habitação, combustível e alimentação puxam inflação em Uberlândia

 

ESTADO DE S.PAULO

Frases atribuídas por pastor a Lenin, Gramsci e Manifesto Comunista são falsas 

 

METRÓPOLES

Quais são as 50 melhores faculdades de engenharia elétrica? 

ESTADO DE MINAS

Inflação em Uberlândia fica em 0,37% em novembro, puxada pela gasolina 

 

O TEMPO

Sexo na TV: debate picante e necessário

Palavras-chave: Coluna de Ciência Divulgação Científica janeiro

A11y