Pular para o conteúdo principal
Informação

Coluna de Ciência destaca publicação sobre divulgação científica

Confira também chamada para submissão de artigos em periódico do MPU

Publicado em 19/12/2022 às 10:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

 

Ciência em tempos de pandemia

 

Quais são as opiniões e atitudes dos brasileiros em relação à confiança na ciência e nos cientistas? E quais são as percepções sobre mudanças climáticas e vacinação? Respostas para perguntas como essas estão na publicação “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”, lançada em dezembro de 2022. 

A pesquisa, apresentada em forma de resumo executivo, tem a coordenação de importantes nomes de estudiosos da comunicação pública e divulgação científica: Luisa Massarani (COC/Fiocruz), Vanessa Fagundes (Fapemig), Carmelo Polino (Universidade de Oviedo/Espanha), Ildeu Moreira (UFRJ), e Yurij Castelfranchi (UFMG).

 

Artigos

 

 

A Escola Superior do Ministério Público da União divulgou edital de chamamento para a submissão e a seleção de artigos científicos para a Revista da ESMPU (RESMPU). O periódico terá publicação semestral e veiculação eletrônica e impressa. 

O recebimento de artigos científicos ocorrerá em fluxo contínuo. Serão admitidos trabalhos nas áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Tecnologia da Informação e Comunicação e afins, desde que haja relevância do tema para o Ministério Público. Acesse aqui o edital.

 

 

Comemoração

O programa de pós-graduação foi criado em 1994 (Foto: divulgação/PPGGB)

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB), do Instituto de Biotecnologia da UFU, completou 28 anos de existência em setembro de 2022. O programa tem conceito 5 na avaliação quadrienal (2017-2020) da Capes. Parabéns!

 

 

Desinformação

O Serrapilheira e o ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) estão selecionando brasileiros interessados em revelar quem financia a desinformação científica. A parceria apoia reportagens colaborativas conduzidas por jornalistas, comunicadores e/ou pesquisadores brasileiros. 

Os projetos devem propor colaborações com outros veículos de comunicação nacionais ou internacionais, e/ou com outros jornalistas de diferentes meios. Mais informações e o link para inscrições, que podem ser feitas até 5 de fevereiro de 2023, estão disponíveis no site do ICFJ.

 

Participe de uma pesquisa

A pesquisadora Vanessa Pinhal, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), está investigando o que leva as pessoas a procurarem práticas como reiki, homeopatia e/ou acupuntura.

A pesquisa é anônima e será utilizada exclusivamente para fins acadêmicos. Clique aqui para acessar o questionário. Ele já está aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

 

Podcast da UFU

Ouça o podcast de divulgação científica da UFU, o Ciência ao Pé do Ouvido. O programa é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Os episódios estão disponíveis gratuitamente nos principais streamings de áudio.

 

 

Jornalismo Científico 

Leia algumas matérias publicadas no último mês na editoria de Ciência do portal Comunica UFU:

 

Leia Cientistas

Confira, abaixo, alguns textos produzidos pelos próprios pesquisadores da UFU. Eles foram publicados na seção Leia Cientistas do portal Comunica UFU:

 

Imprensa 

Conheça algumas matérias publicadas pela imprensa no último mês com a participação de algum cientista da UFU ou sobre alguma pesquisa da universidade:

UNESP FM

CNN BRASIL

DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

G1 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Coluna de Ciência dezembro Divulgação Científica

A11y