Informação

Atuação das universidades na pandemia e evento de divulgação científica estão na Coluna de Ciência

Confira os destaques da edição junho/julho

Publicado em 19/07/2022 às 15:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Curso

Na quarta-feira, 6/7, a equipe da Divisão de Divulgação Científica da UFU realizou uma oficina de podcast em conjunto com o Instituto de História (Inhis/UFU). A atividade ocorreu em virtude de uma solicitação feita pela professora Carla Miucci, que conhece a atuação da divisão na produção do podcast Ciência ao Pé do Ouvido.

Temas como técnicas de gravação de áudio, tipos de podcast, criação de roteiro e identidade visual, foram levados como pauta durante o encontro e servirão para que os graduandos em História produzam seus próprios podcasts na disciplina de História e Mídias, ministrada por Miucci.

Pandemia

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o centro de estudos SoU_Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgaram, no fim de junho, o painel “Atuação das Universidades Públicas e da Ciência na Defesa da Vida Durante a Pandemia”.

O levantamento traz informações de diversas ações das instituições do país, como atendimento à população na área da saúde, combate à fome, apoio à educação básica, direitos humanos, entre outras, e sobre a produção bibliográfica relacionada à pandemia.

Extensão e Pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) vai apoiar projetos de Extensão em interface com a Pesquisa. Serão contemplados projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As submissões de propostas para a Chamada 11/2022 podem ser feitas até às 17h do dia 25/07/2022.

A fundação também lançou outras duas chamadas para estimular a criação de novos produtos e processos inovadores. O prazo para submissão de propostas em ambas termina em 8 de agosto.

Encontro

Nos dias 27 e 28 de agosto será realizado, no Instituto Principia, em São Paulo, o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC). O evento ocorrerá presencialmente, mas terá transmissão online. Serão realizadas mesas redondas com palestrantes que pesquisam, atuam e estudam a divulgação científica.

Pint of Science

Neste ano, será realizado o Pint of Science presencial. O evento de divulgação científica que acontece em bares de diversas partes do mundo foi marcado, no Brasil, para os dias 7, 8 e 9 de novembro.

O festival visa a oferecer palestras sobre pesquisas científicas em um formato acessível ao público. Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e outras 14 cidades de Minas Gerais já confirmaram participação.

E-book

Métodos, conceitos, princípios, produtos, ferramentas e práticas de Divulgação Científica. É o que traz o livro “Modos de dizer as ciências - Narrativas, meios e mediações na divulgação científica”, lançado em junho, pelos integrantes do projeto “Minas Faz Ciência”.

O e-book, organizado por Vanessa Fagundes e Maurício Guilherme Silva Jr. tem 266 páginas e está disponível para download.

Top 4

Competindo com cerca de 50 times, a Enactus/UFU está, pela primeira vez, no Top 4 do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB). Presente em 35 países, a Enactus desenvolve projetos sustentáveis que impactam as comunidades em que a instituição está inserida.

O evento reúne projetos de maturidade avançada da Rede Enactus que concorrem a um prêmio de R$ 10 mil. A final acontecerá nos dias 28 e 29 de julho. Além do valor em dinheiro, a equipe vencedora representará o Brasil no World Cup, que acontecerá em Porto Rico.

Podcast

Ouça as edições mais recentes do Ciência ao Pé do Ouvido, o podcast de divulgação científica da UFU.

Jornalismo Científico

Confira algumas matérias da Editoria de Ciência do portal Comunica UFU divulgadas nos meses de maio e junho:

Leia Cientistas

Para aproximar mais a população dos cientistas da universidade, a Divisão de Divulgação Científica da UFU criou a seção “Leia Cientistas”. Nela são publicados textos de fácil entendimento criados pelos pesquisadores da instituição, sejam técnicos administrativos, docentes ou estudantes. Confira as publicações de junho:

Imprensa

Saiba mais sobre o que alguns veículos de imprensa têm publicado sobre as pesquisas e os pesquisadores da UFU:

UOL

YAHOO! FINANÇAS